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Treino de comunicação funcional

Daniela Canovas (24 de Maio de 2021)

O Treino de Comunicação Funcional ou FCT (Functional Comunication Training) é um procedimento utilizado para intervir em comportamentos-problema e consiste em ensinar uma resposta de comunicação adequada em substituição a eles. O primeiro estudo que empregou o FCT foi conduzido em 1985 por Carr e Durand e, desde então, esse procedimento tornou-se amplamente utilizado.

Antes de implementar o procedimento, é necessário realizar uma Avaliação Funcional, ou seja, identificar a função do comportamento-problema. Na Avaliação Funcional, o analista do comportamento busca identificar o que ocasiona o comportamento e quais as consequências reforçadoras que o mantém. Assim, ao identificar qual é a consequência que mantém o comportamento-problema, pode-se ensinar uma resposta de comunicação adequada e utilizar essa consequência para reforçar a nova resposta.

O treino envolve reforçamento diferencial, ou seja, um comportamento é reforçado e outro não. No caso do FCT, a resposta de comunicação adequada deve ser reforçada (com o mesmo reforçador que mantém o comportamento-problema) enquanto o comportamento-problema não é mais reforçado.

Para ilustrar, vamos analisar o caso de uma criança que apresente o comportamento de levantar-se da cadeira durante as atividades estruturadas na mesa. Inicialmente, o analista do comportamento deve realizar uma Avaliação Funcional. Neste exemplo, vamos considerar que a função do comportamento seja fuga de demanda, ou seja, eliminar uma demanda ou atividade.

Uma intervenção utilizando FCT, neste exemplo, poderia ser ensinar uma resposta de comunicação de pedir intervalo (por exemplo, dizer “intervalo” ou entregar uma figura correspondente a intervalo). Ao longo do procedimento, a criança deve ser treinada a pedir intervalo e seu comportamento de comunicação é reforçado imediatamente com acesso ao intervalo. Por outro lado, o comportamento de levantar-se da cadeira não deve ser reforçado (por exemplo, esse comportamento pode ser seguido por direcionamento para terminar a atividade).

Profissionais interessados podem encontrar estudos utilizando o FCT e a melhor forma de utilizar este procedimento.

REFERÊNCIAS

Carr, E. G., & Durand, V. (1985). Reducing behavior problems through functional communication training. Journal of Applied Behavior Analysis, 18, 111-126.

Tiger, J. H., Hanley, G. P., & Bruzek, J. (2008). Functional communication training: a review and practical guide. Behavior analysis in practice, 1, 16–23.

Para informações e recursos sobre avaliação funcional:
https://practicalfunctionalassessment.com/

SCA GOIÂNIA

Descrição:

Turmas de 10 participantes, que podem pertencer a uma mesma clínica ou fazer as compras de forma individual. Curso com duração de 24hs, sendo 8hs dedicadas à parte teórica e 16hs de prática. As aulas práticas acontecerão em dois dias.

Cronograma:
Aulas teóricas gravadas (assíncronas) com o Dr. Rafael Silva, autor do SCA, com exercícios e fórum de discussão em nossa Plataforma EAD.

Aula prática presencial.

Conteúdo e avaliação teórica liberados a partir de 21/06/2024. Aulas práticas presenciais nos dias 01 e 02/07/2024.

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Mentoria: Intervenção em Análise do Comportamento
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